Comenda

A Comenda IBDD é o maior prêmio concedido pelo IBDD.

A Comenda IBDD é um prêmio que o IBDD dará àquele jurista desportivo que tiver se destacado pela defesa e crescimento do Direito Desportivo. A escolha dos premiados é feita pelo voto direito da Diretoria da entidade, e a entrega e feita em nome da Instituição.

Não há número mínimo ou máximo de Comendas que serão outorgadas, e elas serão entregues anualmente em evento público a ser realizado pelo IBDD.

Até a presente data os ganhadores da Comenda IBDD são:

Dr. Valed Perry

Currículo resumido do homenageado:

Dr. Valed é advogado graduado pela Faculdade de Direito de Niterói/RJ em 1941. Exerceu a advocacia criminal durante mais de 50 anos e figura na galeria dos advogados dos I e II Tribunais do Júri do Rio de Janeiro. Advogado e quase todos os grandes clubes do Brasil, como Sâo Paulo FC, SC Corinthians Paulista, SE Palmeiras, América FC, Fluminense FC, e , por mais de 25 anos do Guarani FC e do Clube Atlético Mineiro.Nos anos de 1936 a 1940 foi goleiro do Botafogo FR e das seleções universitárias fluminense e brasileira. Grande – benemérito do Botafogo FR e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

De 1951 a 1961 foi Diretor do Depoartamento Jurídico do Botafogo FR. De 1961 a 1964 foi Vice-Presidente do Conselho Nacional de Desportos. Foi, ainda, Assessor jurídico da Confederação Brasileira de Desportis, durante sete anos com a Presidência de João Havelange. Também foi Consultor Jurídico das Confederações Brasileiras de Hipismo, Tênis e Basquetebol, e das Federações Paulista e Pernambucana de Futebol.

Representante da Confederação Brasileira de Desportos em vários congressos da Confederação Sul-americana de Futebol, e da FIFA em Paris, em 1972, e convidado especial do I Congresso Internacional de Ciências do Desporto, em Córdoba, Argentina, onde apresentou tese aprovada por unanimidade.

Professor de Direito Desportivo em cursos promovidos por universidades, em 9 estados do Brasil, professor de História do Desporto, Legislação Desportiva Brasileira e Direito Desportivo, nos cursos de pós-graduação na Universidade da Cidade, Rio de Janeiro.

Integrante da Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica/RJ, em tese de mestrado sobre o atleta profissional de futebol e da Banca Examinadora de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro de monografia de conclusão de curso sobre dopagem.

Advogado contratado para assessorar juridicamente a Confederação Brasileira de Futebol no período de outubro de 2000 a agosto de 2003.

Integrante da Comissão Instituída em 2003 no Ministério do Esporte para a adequação do Código Brasileiro de Justiça Desportiva às normas legais vigentes.

Autor de “Comentários à Legislação Desportiva Brasileira”, “Futebol e Legislação: Nacional e Estrangeira”, “Direito Desportivo: Temas”, “CBDF Comentado (1a e 2a edições) e “Crônica de uma certa Lei do Desporto (Lei Pelé um Goal Contra?”

Publicado em: 08.04.2013