Conselho Deliberativo

Luiz Roberto Martins Castro
Presidente

Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP, em 1996. Especialista em Administração para Profissionais do Esporte pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1999. Máster em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida, Espanha em 2002. Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (2001 – 2006), Ex-Coordenador da Revista Brasileira de Direito Desportivo (n°s 1 a 10). Ex-Vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP (2004). Membro do Advisory Board do The International Sports Law Journal (Haia, Holanda), e do Advisory Board do curso Graduate Diploma in Sports Law da Universidade de Melbourne (Austrália), autor de artigos publicados no Brasil e no exterior. Professor de Cursos de Especialização em Direito Desportivo. Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da PGA do Brasil, auditor Vice-Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Volleyball, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Basketball, Procurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Tênis.

 

Luiz Otávio Rodrigues Ferreira
Vice Presidente

Consultor e advogado, é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1.995. Concluiu os cursos do Programa de Extensão Universitária da EAFGV-SP, nas áreas de Administração de Empresas (1997), Administração Esportiva (1998) e Investimentos Imobiliários (2006). É membro-fundador e Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo e da International Association of Sports Law – IASL. Foi sócio do escritório Lilla, Huck, Malheiros, Otranto, Ribeiro, Camargo e Messina de 1996 a 2001. Atua nas áreas de Consultoria Empresarial, Desenvolvimento e Estratégia de Negócios, “Family Office”, Direito Empresarial, Contratual, Comercial, Civil, Societário, Tributário, Ambiental, Desportivo e de Responsabilidade Civil na área médica.

 

Alexandre Hellender de Quadros

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela Faculdade de Direito de Curitiba. Pós-Graduado em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de Curitiba e em Direito do Trabalho pela APEJ. É Professor de Direito Constitucional pela Universidade Positivo e de Direito Desportivo (IBDD/UNIP, ESA/SP, ESA/PR). É Conselheiro Titular da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, Membro da Câmara de Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, Presidente da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, Auditor do STJD do Futebol (indicado pelo Conselho Federal da OAB), Presidente do STJD do Ciclismo, Auditor do STJD do Judô, Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD e Membro do Conselho Executivo da Revista Raízes Jurídicas (Universidade Positivo).

 

Eduardo Carlezzo

Advogado. Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada – Erechim, 2001 , MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (2003-2010), Professor e autor do livro “Direito Desportivo Empresarial” – Editora Juarez de Oliveira; 2004.

 

Edson Sesma

Advogado. Mestre em Direito Desportivo pela Universitad de Lleida e INEFC Barcelona, na Espanha; Pós-graduado em Direito Desportivo pela Universidade Paulista/Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Gerente de Futsal do S.C. Corinthians Paulista.

 

Fabio Laudísio

Advogado. Cursou o International Master in Management, Law and Humanities of Sport da FIFA. Trabalhou na organização da Copa do Mundo 2002.

 

Felipe Legrazie Ezabella

Graduado em 2000 pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) com ênfase em Direito Desportivo, Sócio fundador e diretor do IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Especialista em Administração Esportiva pela FGV/SP, Coordenador do Curso de Especialização em Direito Desportivo do IBDD, Cursos de extensão na área empresarial e esportiva, Estágios em escritórios de advocacia

 

Gustavo Cecílio Vieira de Oliveira

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP em 1999. Especialista em Gestão do Esporte pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, título obtido em 2000. Professor convidado dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão do Esporte pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, nos anos de 2002 a 2004. Participou do GTE – Grupo de Trabalho Especial do Ministério do Esporte e Turismo do Governo Federal responsável pela elaboração técnica dos projetos que eram origem às Leis 10.671/03 (“Estatuto do Torcedor”) Lei 10.672/03. Membro fundador Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, fazendo parte, atualmente, de seu Conselho Deliberativo. Autor de artigos em livros e revistas. Idioma: Inglês.

 

Gustavo Normanton Delbin

Advogado. Mestre em Direito Desportivo pela Universitad de Lleida e INEFC Barcelona, na Espanha; Pós-graduado em Direito Desportivo pela Universidade Paulista/Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; Pós-graduado em Direito e Processo Civil pela ESA/SP; Pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo na ESEF Jundiaí. Formado também pela Fundação Getúlio Vargas/CIES/FIFA no curso de Gestão, Marketing e Direito no Esporte. Supervisor Jurídico do São Paulo Futebol Clube. Na Justiça Desportiva é Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Atletismo e Procurador Geral do Tribunal Disciplinar Paraolímpico do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

 

Thomás Américo Rossi

Advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP, Conferencista em Cursos Nacionais de temas jurídico-desportivos e autor de artigos relacionados à Direito Desportivo publicados no Brasil e Procurador do Município de São Paulo.

 

Thomaz Mattos de Paiva

Advogado. Presidente Nacional do Comitê Antidopagem Cbat

 

Luciana Maria Monteiro de Lima

Formada em Direito pela Universidade Mackenzie, Co-idealizadora e Pós Graduada do 1º Curso em Direito Desportivo no Brasil, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Habilitada para advogar na União Européia, pela OAP – Portugal. Docente na Pós Graduação em Direito Desportivo IBDD-UNIP (SP) e no IBDD-INEJ (RS). Palestrante em cursos sobre direito desportivo e direitos dos deficientes pela OAB-SP. Especialista em Direito do Consumidor, Regulatório pela Universidade de Coimbra. Especialista pela FIA em Empreendedorismo e Terceiro Setor. Cursando MBA em gestão empresarial pela FGV.

 

Luciano Hostins

Advogado, especialista em doping.

 

Luiz Felipe Guimarães Santoro

Advogado formado pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), especializado em Administração Esportiva pela FGV/SP, MBA em Football Industries pela Universidade de Liverpool (Inglaterra) e pós-graduado em Direito da Integração e Mercosul pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Vice-presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP (2005/2006) e Presidente do IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (2007/2009 – 2010/2012). Membro da Comissão de Estudos Jurídico Desportivos do Ministério do Esporte e da Comissão Técnica que analisa os projetos da Lei de Incentivo ao Esporte. Experiência de doze anos no escritório Demarest e Almeida – Advogados, tendo trabalhado por dois anos como representante do Demarest junto ao escritório Marval, O’Farrell & Mairal (Buenos Aires, Argentina). Em 2002 foi incluído pela revista inglesa Latin Lawyer na relação dos 40 melhores advogados brasileiros com menos de 40 anos (“40 under 40 – Brazil”) e em 2005 estagiou por dois meses no FC Barcelona (Espanha). Único membro brasileiro da ASPE – The International Academy of Sportslaw Practitioners & Executives. Palestrante em cursos e seminários no Brasil e no exterior. Professor universitário.

Publicado em: 08.04.2013