Diretoria

Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira
Diretor Presidente

Doutorando em Direito pela Universidad Rey Juan Carlos – URJC. Mestre em Direito Desportivo e Especialista em Direito Contratual. Professor do LL.M. in International Sports Law do ISDE/Madrid, do Master de Gestión Deportiva de FIFA/CIES/RFEF/URJC e do Master in Diritto e Organizzazione Aziendale dello Sport do Sports Law and Policy Centre, Roma. Subprocurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira do Futebol (CBF), Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Liga Nacional de Basquete (LNB), Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e Vice-Presidente/Corregedor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Advogado, Árbitro e Mediador.

 

Gustavo Lopes Pires de Souza
Diretor Vice-Presidente

Mestre e Doutorando em Direito Depsortivo. Professor de Introdução ao Estudo do Direito e Direito Penal na Faculdade de Direito de Contagem e de Direito Desportivo nos cursos de especialização no INEJE (RS) CEDIN (MG), UCAM (RJ), ESA-SP, UNL (Argentina) e UNAM (México) e no mestrado da UDL (Espanha) e UNL/Limoges (Paraguai/França). Auditor do STJD da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Colunista da Rádio Itatiaia. Autor de livros e artigos sobre Direito Desportivo.

 

Eduardo Berol da Costa
Diretor Tesoureiro

Advogado desde 1995, Mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lleida e INEFC, na Espanha, Pós Graduado em Direito Desportivo pelo IBDD e UNIP de São Paulo, Pós Graduado em Direito Contratual pela EPD (Escola Paulista de Direito) de São Paulo, Professor de direito e legislação desportiva, Professor de Direito do Trabalho, Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais, Presidente do Tribunal Disciplinar Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Golfe da PGA.

 

Fernanda Bazanelli Bini
Diretora Secretária

Advogada, Especialista em Direito Desportivo, ex-atleta profissional de tênis de campo, Ex-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da 8ª Subsecção da OAB – Piracicaba. Palestrante e autora de diversos artigos com ênfase nos temas de doping e direito médico-hospitalar.

 

André Luis Bugarim
Diretor

Advogado. Administrador de Empresas. Mestre em Direito Desportivo pela Universitat de Lleida e Institut Nacional d´Educació Fisica de Catalunya. Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP – Subseção de Campinas.

 

Caio Pompeu Medauar de Souza
Diretor

Advogado da Federação Paulista de Judô, Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP. Professor da pós-graduação Lato Sensu de Direito Desportivo do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

 

Fabiano de Oliveira Costa
Diretor

Diretor Jurídico do Cruzeiro Esporte Clube. Mestre em Direito Empresarial pela Universidade FUMEC. Pós Graduado em Direito Civil e Processual Civil pelo CAD. Professor da Pós Graduação em Direito Público da Faculdade Promove. Professor de Direito do Trabalho do Infórium.

 

Marcelo Jucá Barros
Diretor

Presidente da Comissão de Direito Desportivo e Eventos Esportivos da OAB/RJ; Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Coordenador da Pós Graduação em Direito Desportivo da Universidade Cândido Mendes (Ipanema) e do Instituto de Ciências do Futebol (ICF/FFERJ), Diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Professor de Pós Graduação em Direito Desportivo da ESA/SP, ESA/RJ, ESA/BA, PUC/SP e Professor da Escola de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

 

Roberto J. Pugliese Jr
Diretor

Advogado graduado pela Faculdade de Direito de Joinville em 2000; especialista em Gestão e Marketing no Esporte pelo Instituto Catarinense de Pós Graduação em 2006; Gerente Jurídico do Joinville Esporte Clube; Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Sistema Catarinense de Desportos; Auditor Presidente da Comissão Disciplinar do Futebol de São Francisco do Sul (SC); Vice Presidente da Comissão de Estudos do Direito Desportivo da OAB/SC; Membro do Instituto Catarinense de Direito Desportivo e do Centro Esportivo Virtual – Cevleis; coordenou o I e o II Seminários Catarinense de Direito Desportivo, realizado em 2011 e 2013 em Joinville (SC).