O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol realizou na noite desta quinta, dia 26 de outubro, a abertura do 1º Seminário Todos Juntos Contra a Violência. Representantes dos atletas, CBF, árbitros e OAB, entidades que compõem o Pleno do Tribunal, além do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, do ex-atleta Mauro Silva e do presidente do IBDD, Leonardo Andreotti, participaram da mesa de abertura. Presidente do STJD, Ronaldo Piacente, destacou a importância do evento e a necessidade de encontrar soluções para acabar com a violência no esporte que é paixão nacional.

“Destaco a magnitude desse evento ao ter conosco todas as entidades representativas que compõe o pleno e ainda as entidades que colaboram para o engrandecimento do direito esportivo em nosso país. Todos contra a violência. Com esse enfoque o STJD realiza o seu primeiro seminário, apresentando aos participantes os temas recorrentes no mundo esportivo em nosso tribunal”, ressaltou Ronaldo Piacente.

A mesa de abertura contou ainda com Carlos Eugênio Lopes, Diretor Jurídico da CBF; Luciano Bandeira Arantes, Presidente da OAB/RJ; Marcos Antônio Martins, Presidente da ANAF; Felipe Augusto Leite, Presidente da Fenapaf; Eduardo Bandeira de Mello, Presidente do Flamengo; Mauro Silva, ex-jogador e vice-presidente de integração de atletas da FPF; e Leonardo Andreotti, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD).

Após a cerimônia, Mauro Silva palestrou sobre a importância da formação integral e do desenvolvimento humano dos jovens atletas para serem exemplos e destacou que a violência afasta patrocinadores, prejudica atletas e os clubes.
“Essa formação é uma estratégia para formar melhor os jogadores para o futuro e terem um comportamento mais adequado em campo. Acreditamos que, quanto mais se investe no desenvolvimento acadêmico e cultural, o jogador dentro de campo tomará melhores decisões, concede melhores entrevistas e terá mais facilidade para lidar com dinheiro, se adequar em outro país, ou seja, será um jogador bem mais preparado. Consequentemente ele entende melhor o papel dele na sociedade como um cidadão que tem que dar exemplo”, destacou.
Nesta sexta, dia 27, o seminário abordará a Violência no Futebol, Justiça Desportiva e a Proteção constitucional do Direito Desportivo.
Confira a galeria do primeiro dia em: https://www.stjd.org.br/…/seminario-todos-juntos-contra-a-v…

FONTE: STJD