São Paulo, 5 de junho de 2001.

Com grande satisfação, comunicamos a criação do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, que tem sua sede na Capital do Estado de São Paulo. O IBDD é uma associação sem fins econômicos, apolítica, sem vinculação a qualquer clube ou faculdade e que tem como meta principal desenvolver o estudo do Direito Desportivo brasileiro.

O IBDD pretende estimular o desenvolvimento de pesquisas no âmbito do Direito Desportivo em todos os níveis, bem como promover e intensificar as atividades acadêmicas ligadas ao Direito Desportivo e seus membros.

Dentre as metas do IBDD estão a promoção de eventos, cursos, palestras e seminários, a implementação de um núcleo de pesquisa e atividades culturais, o intercâmbio com profissionais, juristas e acadêmicos nacionais e internacionais e a edição da “Revista de Direito Desportivo” e a criação de uma Câmara Arbitral para dirimir questões patrimoniais relativas à atividade esportiva. O IBDD, inclusive, já contatou diversos juristas internacionais, os quais estarão presentes nas palestras e seminários a serem organizados.

Desde sua criação o IBDD vem contando com a colaboração dos maiores juristas desportivos brasileiros, sendo que o seu Conselho Consultivo é formado pelos Drs. Álvaro Melo Filho, Carlos Miguel Aidar, Valed Perry e Marcílio Krieger (in memoriam).

A Diretoria Executiva do IBDD é formada pelos Drs. Luiz Roberto Martins Castro, Gustavo Cecílio Vieira de Oliveira, Luiz Otávio Rodrigues Ferreira, Thomás Américo de Almeida Rossi, Felipe Legrazie Ezabella, Luiz Felipe Guimarães Santoro, Fábio Laudísio Corrêa, Gustavo Delbin, Edson Sesma, Eduardo Carlezzo e Luciana Maria Monteiro Estudino

Conheça nossos filiados

Para aqueles que se interessarem, há a possibilidade de inscrição na condição de associados.

Os associados poderão encaminhar para o IBDD artigos sobre Direito Desportivo, participar de debates e das reuniões plenárias, enviar sugestões de cursos e palestras e terão direito a voto na eleição do órgão de administração da entidade.

Isto posto, esperamos poder contar com sua associação e ativa participação para possibilitar o desenvolvimento do IBDD e do Direito Desportivo nacional. Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail .

Atenciosamente,

A Diretoria