Institucional

Fundação do IBDD

Há 15 anos, em São Paulo, no dia 5 de junho de 2001, foi fundado o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, associação sem fins econômicos, apolítica, sem vinculação a qualquer clube ou faculdade e que tem como meta principal o desenvolvimento do estudo do Direito Desportivo Brasileiro.

O IBDD pretende estimular o desenvolvimento de pesquisas no âmbito do Direito Desportivo em todos os níveis, bem como promover e intensificar as atividades acadêmicas ligadas ao Direito Desportivo e seus membros.

Dentre as metas do instituto estão a promoção de eventos, cursos, palestras e seminários, a implementação de um núcleo de pesquisa e atividades culturais, o intercâmbio com profissionais, juristas e acadêmicos nacionais e internacionais e a edição da “Revista Brasileira de Direito Desportivo”, além da criação de uma Câmara Arbitral para dirimir questões patrimoniais relativas à atividade esportiva.

Desde sua criação o IBDD vem contando com a colaboração dos maiores juristas desportivos brasileiros, sendo que o seu Conselho Consultivo é formado pelos Drs. Álvaro Melo Filho, Carlos Miguel Aidar, Valed Perry (in memoriam) e Marcílio Krieger (in memoriam).

A atual Diretoria Executiva do IBDD é formada pelos Drs. Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira (Presidente), Gustavo Lopes Pires de Souza (Vice-Presidente), Eduardo Berol da Costa (Diretor Tesoureiro) e Fernanda Bazanelli Bini (Secretária Geral), além dos diretores nomeados os Drs. André Luis Bugarim, Caio Pompeu Medauar de Souza, Fabiano de Oliveira Costa, Marcelo Jucá Barros e Roberto Pugliese Jr.

A lista de filiados encontra-se disponível no site do IBDD e, para aqueles que se interessarem, muito nos honrará a filiação.

Dentre outras oportunidades, os associados poderão encaminhar ao IBDD artigos sobre Direito Desportivo, participar de debates e das reuniões plenárias, enviar sugestões de cursos e palestras, bem como terão direito a voto na eleição do órgão de administração da entidade.

Isto posto, esperamos poder contar com sua associação e ativa participação para possibilitar o desenvolvimento do IBDD e do Direito Desportivo Nacional.

Cordialmente,

Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira
Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD