100 dias para a Copa do Mundo

Gustavo Lopes Pires de Souza

Enfim, a espera pela Copa do Mundo vai chegando ao fim, já que em menos de cem dias o Brasil organizará o Mundial Fifa 2014.

A expectativa aumenta e os corações começam a bater em um só ritmo.

Entretanto, não se pode esquecer que o esporte tornou-se um grande negócio que movimenta bilhões de dólares.

Há cem dias da Copa, a Alemanha tinha 100% de suas obras concluídas, a África do Sul, 80% e o Brasil não conseguiu entregar metade do prometido.

Dentre vários motivos, este fato se deu em razão de um planejamento ruim ou pela falta dele.

Destarte, o gerenciamento de projetos corresponde à aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender às suas demandas, sendo realizado por meio da integração dos processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.

O gerenciamento de projetos busca balancear três fatores conflitantes (tempo, custo e escopo ou qualidade) , o que aparentemente não foi observado na organização da Copa do Mundo.

Apesar disso, não podemos subestimar a capacidade do brasileiro tirar o sucesso da adversidade e atingir objetivos mesmo sem organização e com um planejamento ruim.

A alegria e a hospitalidade do povo brasileiro farão da Copa do Mundo no Brasil a melhor de todos os tempos, o que não apagará os transtornos com aeroportos, mobilidade urbana e escassez de energia elétrica.

Vale destacar que, mesmo sem a plenitude da organização, as cidades-sede experimentarão melhora de seus aeroportos e algum avanço na mobilidade urbana.

Portanto, há cerca de cem dias da Copa do Mundo, ainda temos muito trabalho pela frente, e a certeza de alguma melhora.

Mãos à obra e que o país possa mostrar ao Mundo que não é bom somente dentro das quatro linhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *