As perspectivas e mudanças no código mundial antidoping estiveram na pauta do terceiro painel do 15° Fórum Brasileiro de Direito Desportivo do IBDD/AASP.
O novo Código, a se tornar efetivo a partir de 1º de janeiro de 2021, objetiva englobar todos os esportes no combate ao doping. Os novos controles estarão baseados em análises específicas de desenvolvimento, feitas especialmente para cada modalidade permitindo a configuração dos exames que deverão ser realizados, possibilitando maior precisão nos resultados. Um dos pontos mais discutidos no painel foram as respectivas sanções a serem aplicadas em atletas que forem flagrados com metabólitos das chamadas substâncias de abuso.
“Em casos específicos em que o atleta consiga comprovar que o consumo de substâncias de abuso ocorreu fora de competição e, que tal consumo não te relação com a melhora no desempenho esportivo, esse atleta poderá ter a pena aplicada de três meses de suspensão, podendo ser abrandada para um mês se o atleta aderir a tratamento terapêutico aprovado pela organização antidopagem nacional”, diz a especialista Luisa Parente. Completaram o painel: Tatiana Mesquita, presidente do TJD/Antidopagem, o advogado Thomaz Sousa Lima Mattos de Paiva, além de Fernando Solera e Fernanda Bini
#aasp #ibdd #direitodesportivo #timeibdd
Fonte: AASP