Rede Nacional Antidopagem: Confira os boletins de abril e maio de 2020 da ABCD

Preocupada com a saúde dos atletas brasileiros durante o período de quarentena da pandemia da COVID-19 e visando orientar todos os profissionais de saúde e membros envolvidos no esporte, a ABCD, Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, vinculada à Secretaria Especial do Esporte, publicou seu Boletim referente às edições de abril e maio de 2020.

Em suma, a edição de abril expressa a preocupação da Autoridade com relação à utilização pelos atletas de suplementos alimentares industrializados, bem como, àqueles medicamentos provenientes de farmácias de manipulação, apontando seus riscos de contaminação, e, apresentando alternativas mais seguras e eficazes aos atletas.

A edição de maio buscou orientar os atletas com uma lista de perguntas e respostas atualizadas sobre a COVID-19, para uma atuação segura e dentro da conformidade. Além disso, dedicou uma sessão para comentários acerca dos valores do esporte, bem como, os direitos e deveres dos atletas durante o controle de dopagem e procedimento de coleta de amostras. Por fim, informou sobre o novo Código Mundial Antidopagem que vigorará a partir de 1º de janeiro de 2021, e disponibilizou agenda da ABCD com relação a eventos de orientação aos profissionais do esporte.

O Instituto Brasileiro de Direito Desportivo faz parte da Rede Nacional Antidopagem e manifesta seu total apoio à Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, contribuindo com a correta orientação dos profissionais do esporte.
As edições de abril e maio do Boletim ABCD podem ser encontrados em seus inteiros teores nos links abaixo:

http://www.abcd.gov.br/arquivos/news-ESPORTE-abcd-CIENCIAEDUCACAO.pdf
http://www.abcd.gov.br/arquivos/news-ESPORTE-abcd-MAI-27.pdf