Edição #01
05/09/2020 a 11/09/2020

As principais notícias desportivas da semana: Direito, Justiça, Gestão, Marketing e Negócios


Futebol

Libertadores 2020

O SBT fechou a compra dos direitos de transmissão da Copa Libertadores da América para TV aberta. A notícia foi antecipada pelo UOL Esporte na última segunda-feira (7). O contrato foi assinado na manhã de hoje (10) pelo vice-presidente da emissora de Silvio Santos, José Roberto Maciel, e representantes da Conmebol, a entidade máxima do futebol sul-americano. A primeira transmissão será entre Bolívar e Palmeiras, pela terceira rodada da fase de grupos, na próxima quarta-feira (16/9).
Veja mais
 

Racismo

Racismo no futebol pede responsabilização coletiva, não só punição individual. Torcedores, clubes, federações e imprensa precisam se sentir responsáveis por suas atitudes.
Veja mais
 


Futebol Feminino

Fifa oferece a federações programa para impulsionar futebol feminino

Como parte da estratégia de futebol feminino da Fifa, a iniciativa oferece às federações a oportunidade de entrar em contato com especialistas e ter acesso a mais equipamentos e assistência técnica para desenvolver o jogo de forma sustentável e aumentar a sua popularidade.
Veja mais

Marketing

A “Puma” buscou ampliar massivamente o investimento no Futebol Feminino, desta vez além de criar uma linha de treino específica para as atletas do clube, a marca decidiu fazer um investimento maciço nas atletas. Das 27 jogadoras da equipe palmeirense, que está em terceiro lugar da Série A-1 do Brasileiro da modalidade, 23 passarão a usar as chuteiras da fabricante, no maior patrocínio já feito à modalidade.

Veja mais

 


Justiça Desportiva

A Quarta Comissão Disciplinar do STJD do Futebol adiou o julgamento do goleiro do Botafogo, Gatito Fernandez, agendado para esta quinta, dia 10 de setembro. O adiamento ocorreu após deferimento do pedido do clube para a realização de prova pericial. Denunciado por danificar o VAR, Gatito corre risco de suspensão que pode variar entre 30 e 180 dias, podendo ser cumulada com multa entre R$ 100 e R$ 100 mil, além de indenização dos custos pelo dano causado. O processo retornará na próxima pauta que será agendada.  

Veja mais

 


Paralímpicos

Ricardo Alves começou a perder a visão aos seis anos. Discriminado por sua deficiência, o brasileiro foi informado de que nunca se daria como jogador de futebol. Mas sua paixão ardente tornou-se um desejo ardente de realizar seus sonhos, apesar de ser cego. Tricampeão paralímpico, capitão e ícone do esporte, ‘Ricardinho’ compartilha o que é preciso para superar o impossível

Veja mais

 


Tókio 2020

Jogos Olímpicos precisam acontecer em 2021 a qualquer preço diz Ministra japonesa.

Veja mais

 


Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022

Grupos de direitos humanos pedem que COI reconsidere Olimpíadas de Inverno em Pequim em 2022

Eles escreveram uma carta para Thomas Bach devido às violações contra os direitos humanos no país.

Veja mais

 


COB

Candidatos à presidência do COB participam de debate. Os candidatos que confirmaram sua participação são Alberto Murray, Helio Meirelles e Rafael Westrupp. O atual presidente, que tenta a reeleição, Paulo Wanderley, ainda não respondeu ao convite.

Veja mais

 


Badminton

Quebra após quebra, Ratchanok Intanon aumentou a popularidade do badminton na Tailândia depois de se tornar a mais jovem campeã mundial de simples. Ela provará mais uma vez que nada é impossível em Tóquio 2020?

Veja mais

 


Atletismo

Como Caster Semenya ainda pode lutar para voltar a competir sem “se drogar”

O Tribunal Federal Suíço (SFT) concluiu que a exigência de submeter certas atletas a intervenções cirúrgicas ou medicamentosas como pré-condição para competir não constitui uma violação da política pública suíça, e manteve decisão do CAS sobre regulamentações de testosterona.

Veja mais

 


Ginástica

Cecile landi: O segredo para treinar grandes nomes da ginastica. Como é treinar algumas das melhores ginastas que já existiram? E quais são as peças-chaves que os treinadores necessitam para levar suas atletas ao topo.

Veja mais

 


Marketing

Naming rights

Quando William Wrigley transformou, em 1926, o nome do estádio do Chicago Cubs de Weeghman Park para Wrigley Field, ele não imaginava que estaria inaugurando uma das maiores estratégias de marketing da história. Dono de uma empresa que fabricava chicletes, Wrigley emprestou seu sobrenome à empresa e, depois, batizou o estádio do time de beisebol de Chicago, naquele que é considerado o primeiro contrato de naming rights do esporte.

Veja mais

 


COVID-19

Prejuízo gerado pela Covid-19 no esporte só será revertido em 2022

A pandemia causada pelo novo coronavírus arrastou para baixo a economia mundial, causando recessão e desemprego. Parte importante da indústria, o esporte, mais especificamente o futebol, já sente os efeitos negativos causados pela Covid-19.

Veja mais

 
Volta limitada dos espectadores na Inglaterra
O governo do Reino Unido anunciou que os eventos esportivos serão realizados na Inglaterra este mês poderão ser restritos a 1.000 (Mil) espectadores, mesmo diante do aumento de casos do Covid-19.

Veja mais

 
Clubes e empresas buscam alternativas para monetizar durante pandemia e investem em conteúdo digital
Sem a presença de público nos estádios, em razão da pandemia do coronavírus, clubes e empresas buscam criar alternativas para manter o número de sócios-torcedores e, consequentemente, a renda que os programas geram. A ideia é encontrar outros benefícios para os fãs e investir em conteúdos digitais. Neste sentido, o Fortaleza e o Bahia largaram na frente com a criação de suas plataformas de streaming.

Veja mais

 


E-Sports

Acordo fechado para realização de uma Arena de E-sports em Dundee, com a capacidade para 4.000 (quatro mil) assentos.

Veja mais



Romelu Lukaku, atacante da Inter de Milão, não pareceu muito satisfeito com o seu overall no FIFA 21. Depois que os números foram liberadores, o jogador usou sua rede social para postar um desabafo e falou sobre a intenção do jogo de ganhar divulgação em cima de polêmicas desse tipo.

Veja mais

 


O IBDD não para

No seu 20° aniversário desde a sua fundação, o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo se orgulha de sua história e de sua missão, sendo a casa de grandes profissionais do ramo jurídico desportivo. Em meio a tantos projetos exitosos e oportunidades a membros filiados, e pensando nos futuros craques desta área, é com muito orgulho que foi anunciado e inaugurado o IBDD UNIVERSITÁRIO.

Relevante e inovador, o projeto visa propagar, expandir e facilitar o acesso dos estudantes e atletas universitários ao Direito Desportivo. Para tanto, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica entre o IBDD e Atléticas de Direito de renomadas Universidades do país, visando uma ação conjunta na capacitação discente, através da realização de eventos acadêmicos, disponibilização de doutrina e suporte jus desportivo àqueles que pretendam seguir carreira na área.


Coluna Jus Desportiva do IBDD


O Fair Play Financeiro e a falta de previsão no futebol brasileiro

Autor: Renato Renatino Santos

Compliance como ferramenta para boas práticas de gestão em entidades desportivas

Autora: Mariana Chamelette


Agenda do IBDD


Pesquisa e organização: Gustavo Delbin, Gabriel Bellon e Matheus Laupman.

IBDD, 2020.