MARÇO / 2 0 2 2
Saudações do Jogo Limpo à Rede Brasileira Antidopagem
Primeiro trimestre voou e parece que o ano deseja ir mais rápido do que normalmente. No entanto, sabemos que só se pode viver um dia de cada vez, não é mesmo? E ainda assim, temos que fazer caber tudo nas 24 horas que nos são convencionadas… Planejamos, executamos, monitoramos e avaliamos para que os resultados possam acontecer efetivamente e garantir o esporte limpo diariamente.
E neste processo de desenvolvimento da Política Nacional Antidopagem, a auditoria é uma atividade corriqueira nas Organizações Nacionais Antidopagem (NADOs), as quais muitas são também órgãos públicos, como é o caso da Secretaria Nacional da ABCD.
Auditoria é a análise sistemática e cuidadosa das atividades desenvolvidas por uma organização para verificar se estão conforme planejadas, se foram implementadas com eficácia e adequadas à execução dos objetivos e se estão de acordo com as normas estabelecidas por Lei.
O Sistema Antidopagem, nacional e internacional, dispõe de vários mecanismos de auditoria a fim de garantir em todas as dimensões de atuação das organizações e dos envolvidos a efetiva busca pelo Jogo Limpo
Até maio de 2022, as organizações antidopagem em todo o mundo devem preencher o Questionário de Conformidade com o Código da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), ferramenta minuciosa do programa permanente de monitoramento de conformidade da referida agência.
Este questionário possibilita um “raio x” do Jogo Limpo em todas as áreas de atuação de uma organização, tais como educação, teste, gestão de resultados, pesquisa, orçamento e gestão. Nele, são apontados os pontos fortes e os pontos fracos de cada organização, para que o sistema siga em evolução em prol do atleta e do esporte limpo.
EDUCAÇÃO
Treinamento Especial Antidopagem 2022
Em 2022, a ABCD lançou um curso de Educação Antidopagem voltado para toda Rede Brasileira Antidopagem. Isso quer dizer que atletas, técnicos, médicos, profissionais de saúde, pais, responsáveis, dirigentes, pessoal de apoio ao atleta e todos os interessados na educação antidopagem são convidados a participar.
O curso que integra o Plano de Educação da ABCD é gratuito, online e não precisa de inscrição prévia. Aqueles que participam ao vivo e respondem ao questionário ao final do treinamento podem solicitar um certificado de participação.
O curso foi dividido em seis módulos que serão realizados ao longo deste ano. O primeiro módulo ocorreu em 10 de março, em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), e teve como temas: Sistema de Localização; Grupos de Teste; e Preenchimento ADAMS.
A data e os temas foram pensados para que os atletas do Grupo Alvo de Testes (GAT) tivessem suporte para submeterem suas informações de localização (whereabouts) do 2º trimestre no sistema ADAMS.
Educação é prevenção
TESTAGEM
A amostra de um atleta, de urina ou de sangue, é analisada assim que chega ao laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA). Essa análise pode ser padrão para amostras de urina, conhecido como menu básico, ou pode, para além do menu básico, passar por análises específicas para detecção de substâncias de alto grau de suspeição.
Já as amostras de sangue sempre são analisadas para detecção de substâncias específicas, como eritropoietina (EPO) e agentes estimuladores da eritropoiese (ESAs) ou hormônio do crescimento (GH) ou, ainda, para mapeamento do perfil longitudinal no âmbito do Passaporte Biológico do Atleta (ABP) – Módulo Hematológico.
A Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA) publica anualmente o Documento Técnico para Análises Específicas por Esportes, que sugere um percentual mínimo de análises complementares a depender das características e demandas fisiológicas de cada modalidade.
Por exemplo, no Ciclismo – Estrada é exigido que de todas as amostras coletadas, pelo menos 60% passe, também, pela análise complementar para detecção de EPO/ESAs, para identificação da substância EPO e similares. Isso se dá porque o risco de uso de EPO nesse esporte é alto e, portanto, deve-se levar em consideração tais especificidades, para que seja sempre utilizada a melhor estratégia para detecção da dopagem.
Além disso, a Autoridade de Teste pode decidir fazer análises complementares no decorrer de um processo de apuração e investigação, tempos depois de realizada a coleta. Para isso pode- -se decidir reter a amostra por tempo superior a determinação padrão, o que chamamos de armazenamento de longo prazo.
São motivações para armazenamento de longo prazo:
a) As recomendações do laboratório e da Unidade de Gestão de Passaporte Biológico;
b) A eventual necessidade de análise retroativa relacionada com o programa de Passaporte Biológico de Atleta;
c) Novos métodos de detecção a serem introduzidos no futuro pertinentes ao atleta, esporte e/ou prova esportiva;
d) Amostras coletadas de atletas que atendam a alguns ou todos os critérios estabelecidos no Artigo 4.5 do Padrão Internacional para Testes e Investigações – Priorização entre atletas e amostras, ou;
e) Qualquer outra informação disponibilizada à Organização Antidopagem justificando o armazenamento de longo prazo ou a posterior análise de Amostras a critério da Organização Antidopagem.
Na antidopagem, estratégia e tecnologia andam lado a lado!!!
GESTÃO DE RESULTADOS
Coordenação-Geral de Gestão de Resultados participa de audiência da Corte Arbitral do Esporte
No final de março, a coordenadora-geral de Gestão de Resultados, Luciana Corrêa de Oliveira, participou de uma audiência preliminar perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).
Trata-se de recurso de atleta inconformado com a decisão do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), que manteve a decisão de primeira instância de sancionar o atleta por cometimento de violação à regra antidopagem (VRAD).
O CAS é uma instituição independente que tem como função a resolução de litígios relacionados com o esporte por meio de arbitragem ou mediação. As decisões proferidas pelo CAS têm a mesma força executória das sentenças de tribunais comuns.
Conforme o Código Brasileiro Antidopagem, a decisão do Tribunal Pleno poderá ser objeto de recurso à Corte Arbitral do Esporte em casos decorrentes de participação em evento internacional ou em casos que envolvam atletas de nível internacional.
A audiência foi realizada por meio de plataforma virtual, com a presença também da secretária nacional da ABCD, Luisa Parente, bem como de representantes da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA). No procedimento, apelante e respondentes tiveram a oportunidade de fazer suas ponderações sobre a questão de forma objetiva.
INTERNACIONAL
Play True Day for Peace (Jogo Limpo pela Paz) em 8 de Abril
O presidente da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), Witold Bańka, afirmou: “Tendo em conta a guerra na Ucrânia, a AMA-WADA considerou adiar este ano o Play True Day (Dia Internacional do Jogo Limpo). No entanto, após consulta a vários dos nossos intervenientes em todo o mundo, decidiu avançar com Play True Day for Peace (Jogo Limpo pela Paz). O sentimento é que valores como a justiça, integridade e respeito pelas regras – que estão incorporados na mensagem Play True (Jogo Limpo) – contribuem para a harmonia no desporto e na sociedade”.
Este ano, a AMA-WADA convida a comunidade mundial antidopagem ao apoio em solidariedade pela paz:
1- Inserindo o nome da sua organização / esporte / sua imagem nas molduras “Play True for Peace” fornecidas;
2- Partilhando-as nos seus canais de comunicação social com #PlayTrueDay e #PlayTrueforPeace; e
3- Seguindo a campanha em tempo real pela nossa parede dedicada ao Play True Day que irá capturar todos os posts com os #PlayTrueDay e #PlayTrueforPeace.
A AMA-WADA pede a amabilidade de compartilhar esta mensagem com atletas e outros dentro da nossa rede. Caso tenha alguma dúvida, o gestor comunitário da AMA-WADA Guillaume Nguyen pode ser contatado pelo e-mail [email protected].
Dia Internacional do Jogo Limpo
Desde 2014, a AMA-WADA tem convidado atletas, organizações nacionais e regionais antidopagem, federações esportivas, governos, organizadores de grandes eventos e todos os outros intervenientes da antidopagem em todo o mundo a juntarem-se à campanha nos meios de comunicação social para celebrar o ‘Play True Day’ – um dia tradicionalmente dedicado à sensibilização sobre a importância do Jogo Limpo.
A inspiração do Play True Day deriva de uma Conferência de Educação organizada pela AMA- -WADA em 2013, que contou com a participação de 17 países sul-americanos. No ano passado, a campanha atingiu mais de 87 milhões de pessoas em todo o mundo.
CALENDÁRIO BRASILEIRO ANTIDOPAGEM
Vem aí!!
Dia 08 de Abril – PlayTrue Day – Dia Internacional do Jogo Limpo
Reprodução: file:///C:/Users/IBDD/Downloads/boletim_ABCD_mar_2022.pdf