Na manhã da quinta-feira (10/11), foi realizada Oficina técnica: Passo a passo e procedimentos práticos da Lei de Incentivo ao Esporte (Projetos, Prestação de Contas e Aprovação por Comissão técnica) com a Gerente de Projetos do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Giovana Romano, e sob a condução da Diretora do IBDD Júlia Gelli Costa.
À tarde, compuseram a mesa solene de abertura do evento, a diretora cultural da AASP, Flávia Fornaciari Dórea, a presidente do IBDD, Raquel Lima, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
No ato, foi conferida ao ex-presidente do IBDD Leonardo Andreotti, a Comenda IBDD, a mais alta honraria da instituição.
Na sequência, o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Gustavo Delbin, ex-presidente do IBDD, compôs mesa com Andrei Kampff, advogado e fundador do portal Lei em Campo, e com o também ex-presidente do IBDD Leonardo Andreotti, fundador Rede Governança Brasil, em que debateram o tema “Governança e integridade como fortalecimento da Autonomia do Sistema Esportivo”. O painel foi mediado pelo Diretor Administrativo-Financeiro do IBDD, Caio Medauar.
Na manhã da sexta-feira, os trabalhos foram abertos com painel presidido pela vice-presidente do Instituto, Mariana Chamelette, sobre o “Panorama Atual das Apostas Esportivas no Brasil”. Dos debates, fizeram parte o presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo, Terence Zveiter, o diretor jurídico do COB, Luciano Hostins, e o advogado Pedro Trengrouse.
As “Principais mudanças na Lei Geral do Esporte” foram comentadas pelo ex-presidente do IBDD e árbitro do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), Luis Felipe Santoro, pela gestora e executiva de futebol Flávia Seifert, pelo advogado mestre em direito internacional, Pedro Souza, bem como pelo também árbitro do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e membro da CNRD/CBF Roberto de Palma Barracco. O painel foi mediado pelo Secretário Geral do IBDD, Leonardo de Oliveira Máximo, que também vez as vezes de mestre de cerimônia de todo o evento.
Na tarde da sexta-feira, José Francisco Manssur, advogado e coautor da Lei da SAF, Marcelo de Lima Contini, Presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), Graciema Almeida, advogada especializada em financiamentos estruturados e ssessora de investidores e de clubes brasileiros em questões societárias e contratuais, e o senador Carlos Portinho, relator da lei da SAF, abordaram “Temas Polêmicos sobre a SAF”, sob a mediação do Diretor do IBDD João Marcos Guimarães.
No último painel do evento, o diretor do IBDD Rafael Bozzano presidiu mesa sobre “A realidade e as especificidades da arbitragem brasileira”, da qual participaram Giuliano Bozzano, gerente técnico de arbitragem da CBF, e os árbitros Anderson Daronco, Igor Benevenuto e Edina Alves Batista.
O 18º Fórum Brasileiro de Direito Desportivo IBDD/AASP foi encerrado com o sorteio de brindes e a tradicional foto entre os presentes.
Finalmente, como o IBDD não para, na manhã de sábado, os atletas da equipe de futebol do IBDD realizaram partida amistosa e confraternização.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]