Especialista vê falta de preparo da PM

Gustavo Lopes diz que policiais não estão preparados para trabalhar junto ao público dos estádios e culpa impunidade por casos seguidos

A falta de preparo da Polícia Militar e a impunidade estão entre os causadores dascenas de violência vistas no Morumbi e no Independência, no último domingo, afirma o especialista em direito desportivo, Gustavo Lopes. Em entrevista à Bradesco Esportes FM, Lopes diz que a PM pode ter uma parcela de culpa, mas destacou que os policiais não são treinados para lidar com torcedores.

“A gente deve destacar o trabalho da PM, que não está certa em propagar a violência, mas, por outro lado, ela tem treinamento para lidar com situações de risco e bandidos. Ou se coloca um PM treinado para lidar com torcedores, que num primeiro momento não bandidos, como acontece na Espanha e na Inglaterra, ou então repensar a maneira de trabalhar a segurança dentro do contexto esportivo, de formas que no estádio se tenha segurança privada, treinada para situações de risco, mas não necessariamente com bandidos”, afirma.

Lopes aponta a falta de punição aos brigões como um dos culpados pelas repetidas ocorrências de violência nos estádios.

“A impunidade prevalece. Ocorre um ato de violência, os torcedores são presos ou identificados, mas nada mais grave acontece do decorrer, o que não desestimula novo ato de violento em outra partida”, diz.

Na esfera esportiva, a procuradoria do STJD deve entregar a denúncia sobre os jogos no Morumbi – São Paulo x Corinthians – e Independência – Atlético-MG x Cruzeiro – esta semana. Pelo menos os mandantes e a Raposa (time da torcida, a princípio, causadora da confusão em Belo Horizonte) devem ser multados e podem perder mandos de campo.

 

Fonte: Band

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *