Qual a função das Torcidas Organizadas no futebol?

Em vista dos últimos acontecimentos que ocorreram no dia 01/02/2014, dentro do Centro de Treinamento do Sport Clube Corinthians Paulista, proponho que fazemos uma reflexão sobre qual é a função da Torcida Organizada no futebol?

 

Os relatos de dirigentes, funcionários, treinador e jogadores chocaram o futebol brasileiro. Torcedores de uma das Torcidas Organizadas do clube invadiram o CT para protestar e cobrar os jogadores, comissão técnica e dirigentes sobre a derrota sofrida para o Santo Futebol Clube por 5 x 1.

 

Os jogadores com medo se esconderam, pois segundo relatos, torcedores exaltados, que pareciam estar drogados queriam bater nos mesmo, tendo como principais alvos Alexandre Pato e Emerson Sheik.

 

O presidente do Clube, Mario Gobbi Filho, relatou que o jogador Paolo Guerreiro, autor do gol mais importante da história do clube, o do Mundial da FIFA, foi agarrado pelo pescoço por torcedores.

 

São relatos chocantes, assustadores que jamais poderia se permitir acontecer no futebol brasileiro ou em qualquer outro futebol do mundo.

 

Não resta dúvidas que as Torcidas Organizadas não fazem bem ao futebol, dão prejuízos futebolísticos, financeiros e psicológicos aos clubes e é por estes motivos que as Torcidas Organizadas devem acabar, serem extinta do futebol, ou então quem estará se afastando do futebol serão os verdadeiros torcedores, aqueles que apoiam o time, que cobram nos momentos certos, que vão aos estádios para torcer e ver o espetáculo que é o futebol.

 

Ressalto que não se deve generalizar sobre todos os indivíduos que fazem parte da Torcida Organizada, porém estas não fazem nada para que estes não torcedores sejam identificados e punidos conforme a lei, pelo contrário acobertam seus atos, seus crimes, razão pela qual opino pela extinção das Torcidas Organizadas.

 

Nos últimos anos, os clubes se valeram de uma forma de venda de ingressos muito boa, o chamado programa do sócio-torcedor, no qual aquele torcedor interessado em assistir os jogos, paga uma anuidade ao clube, ganha uma carteirinha de sócio-torcedor e possuiu a prerrogativa de comprar ingressos, com descontos e antes dos outros torcedores que não é cadastrado neste programa. E, ainda, é com este cartão ele libera a sua entrada no estádio.

 

Está prática tem levado muitos torcedores a aderirem o programa do sócio-torcedor sendo que a maioria dos torcedores que compraram ingresso para o jogo comprou através deste programa. Ressalvados os casos em que os clubes dão as Torcidas Organizadas uma cota de ingressos para ser “vendidos” dentro delas.

 

Penso que os clubes deveriam investir no programa do sócio-torcedor, no qual os clubes tem um maior controle sobre quais indivíduos estão comprando o ingresso, uma vez que todo sócio-torcedor está cadastrado no sistema do clube, inclusive possuem seus dados, como nome completo, RG e CPF.

 

Desta forma, quando o torcedor é flagrado em atos de violência, sejam eles quais forem, o clube deve denuncia-lo perante as autoridades e penalizá-lo pelo programa sócio torcedor, sendo que é possível bloquear o acesso do torcedor a compra do ingresso, bem como bloquear o cartão para acesso ao interior do estádio. Assim, o mesmo deixe de frequentar os jogos do clube pelo tempo penalizado.

 

Porém para que está prática funcione, é preciso haver um controle de acesso aos estádios sério e rígido, como se estivéssemos enfrentando terroristas, pois é isto que esses não torcedores parecem ser, terroristas do futebol.

 

Precisamos de clubes, autoridades publicas, governos e organizadores do futebol brasileiro comprometidos, com vontade de fazer do futebol um lugar familiar, um local onde as pessoas possam desfrutar do espetáculo e irem para suas casas em paz, como antigamente, onde não se separava os torcedores por arquibancadas, onde se identificava o torcedor pela cor da sua camisa e não pelo lugar onde está sentado no estádio.

 

Danilo Monteagudo Moreira – Advogado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *