Tribunal de Justiça cria nesta sexta.Órgão para avaliar casos com rapidez.
Medida foi tomada para atender grandes eventos como Copa e protestos.
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu criar um departamento exclusivo para agilizar os casos de prisões em flagrante e outras medidas de urgência que possam ocorrer nos grandes eventos, como em manifestações. A medida também foi tomada devido à proximidade da Copa do Mundo, grande evento esportivo.
Para evitar sobrecarga no plantão judiciário da capital, o TJ ampliou nesta sexta-feira (21) a estrutura do Departamento de Inquérito Policiais (Dipo) com a inauguração do Centro de Pronto Atendimento Judiciário (Ceprajud).
Atualmente, quando ocorre uma prisão em flagrante, o detido é conduzido a um distrito policial e o delegado verifica a gravidade do delito e decide se o mesmo permanecerá preso ou se será solto. No entanto, as delegacias não possuem estrutura suficiente para analisar rapidamente casos como ocorrido no dia 25 de janeiro, onde 135 manifestantes foram detidos após o protesto contra a Copa do Mundo.
O Ceprajud será integrado pelo juiz corregedor e juízes auxiliares do Dipo, além de juízes em exercício na área criminal designados pela Presidência para atender situações extraordinárias emergenciais.
Fonte: Globo.com