66% dos torcedores culpa torcidas organizadas por violência

Levantamento ainda abordou o grau de segurança dos torcedores quando eles vão aos estádios para assistir jogos de futebol

Cruzeiro campeão nacional. Vasco rebaixado para a Série B do Brasileirão. Botafogo conquistando uma vaga para a Libertadores após 18 anos. O Campeonato Brasileiro de 2013 foi encerrado com várias notícias que poderiam estampar a capa de qualquer caderno de Esportes dos principais jornais do país. Entretanto, as imagens que correram o mundo naquela rodada derradeira do maior torneio de futebol do país foram as da briga generalizada entre as torcidas de Vasco e Atlético Paranaense, em jogo ocorrido na Arena Joinville.

Esse fato é apenas um exemplo de como as torcidas organizadas tem prejudicado o esporte mais popular do país, sendo citada por 66% dos brasileiros como a grande responsável pela violência nos estádios de futebol, segundo dados da pesquisa LANCE! Ibope.

Com índices bem inferiores ao das torcidas uniformizadas, ainda aparecem como culpados pela violência os torcedores comuns (8%), a polícia (6%), o clube mandante da partida e os administradores dos estádios (ambos com 3%), e o Poder Judiciário (2%). Outros 2% apontam que não há um principal culpado e 9% não souberam responder sobre essa questão.

A pesquisa LANCE! Ibope já havia constatado que a violência nos estádios tem prejudicado o futebol brasileiro. Em matéria publicada no início deste mês, com os resultados sobre o que tem feito o torcedor não ir aos estádios, 34,5% citou que o principal motivo era a falta de segurança, sendo este o maior índice entre as respostas.

Ida aos estádios
O levantamento ainda abordou o grau de segurança dos torcedores quando eles vão aos estádios assistir jogos de futebol. Quando vão sozinhos, 31% dos entrevistados disseram ficar ‘nada seguro’, enquanto apenas 2% citaram ‘muito seguro’ para esses casos.

Quando a ida aos jogos é com a família, o índice do grau mais baixo de segurança cai para 24%, enquanto o nível mais alto sobe para 10%. Já acompanhar partidas de futebol com os amigos, se sentir ‘nada seguro’ foi citado por 23% dos entrevistados e ‘muito seguro’ por apenas 9%.

Veja os resultados da pesquisa:

Quem é o principal responsável pela violência nos estádios?
Das torcidas organizadas                   66%
Dos torcedores comuns                     8%
Da polícia                                         6%
Do clube mandante                           3%
Dos administradores dos estádios     3%
Do poder judiciário                             2%
Não há um principal culpado              2%
Outros                                              1%
Não sabe                                          9%

Como você se sente…
… indo sozinho a estádios:
Nada seguro        31%
Muito seguro        2%

… indo aos jogos acompanho da sua família:
Nada seguro        24%
Muito seguro        10%

… indo aos jogos acompanhado dos amigos:
Nada seguro        23%
Muito seguro        9%

Média de 0 a 10 (sendo que 0 é nada seguro e 10 muito seguro)
Sozinho                                3,2
Acompanhado da família        4,5
Acompanhado dos amigos     4,7

Fonte: LANCENET!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *