Lionel Messi está enfrentando problemas fora de campo. Na semana passada, o jogador do Barcelona foi acusado de sonegar impostos na Espanha, desviando os lucros de seus direitos de imagens para paraísos fiscais. Nesta sexta-feira, porém, os advogados do craque já asseguraram que o argentino é inocente e prometeram comprovar isso à promotoria, responsável pelas acusações.
Messi terá que ir à Justiça em setembro em audiência que julgará o caso. Enquanto isso, os advogados do jogador alegam que ele pagará tudo que lhe for devido, mas reiteraram que o craque está, sim, em dia com o governo espanhol e, por isso, não precisará ‘acertar as contas’.
“Nós declaramos que nosso cliente vai pagar tudo o que ele estiver devendo eventualmente, mas acreditamos que ele já pagou tudo o que ele deve pela lei”, disse o advogado do barcelonista, Juarez Veciana.
A promotoria acusa Messi de ter ‘enganado’ o Estado espanhol cedendo seus direitos de imagem para empresas sediadas em paraísos fiscais, como Belize e Uruguai, para não precisar pagar os altos impostos da Espanha.
A denúncia também diz que o jogador e seu pai ofertaram os direitos de imagem do craque na Grã-Bretanha e na Suíça e a renda deles ficou nos paraísos fiscais sem que nem um euro dela fosse declarado nos impostos espanhóis. O valor de toda essa sonegação equivaleria a mais de quatro milhões de euros.
Segundo a acusação, o pai de Messi, Jorge Horacio, seria o ‘chefe’ desse esquema montado desde 2005, antes mesmo do craque argentino ter completado 18 anos. Se condenado, o jogador deverá ter que pagar uma multa muito superior ao valor sonegado e corre o risco até mesmo de ser preso.
Fonte: ESPN