Conselho Deliberativo

Luiz Roberto Martins Castro
Presidente

Graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP, em 1996. Especialista em Administração para Profissionais do Esporte pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1999. Máster em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida, Espanha em 2003. Especialista em Fundamentos da Administração Esportiva pelo Instituto Olímpico Brasileiro, em 2016. Graduado em Diploma in Football Law pela FIFA. Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (2001 – 2006), Ex-Coordenador da Revista Brasileira de Direito Desportivo (n°s 1 a 10). Auditor Presidente do STJD da Liga Nacional de Futsal. Membro Honorário do Grupo de Investicación sobre Derecho del Deporte da Facultad de Derecho de la Universidad de Oriente, Santiago de Cuba. Agraciado com a Comenda do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Sócio do escritório Martins Castro Monteiro Advogados.

Luiz Otávio Rodrigues Ferreira
Vice Presidente

Advogado, formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. MBA pela FEA/USP. Concluiu os cursos do Programa de Extensão Universitária da EAFGV-SP, nas áreas de Administração de Empresas, Administração Esportiva. É membro-fundador e sócio benemérito do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo e da International Association of Sports Law – IASL. É sócio sócio do escritório Huck, Otranto e Camargo Advogados. Atua nas áreas de Mídia, Esportes e Entretenimento, Consultoria Empresarial, Desenvolvimento e Estratégia de Negócios, “Family Office”, Direito Empresarial.

Edson Sesma

Advogado. Mestre em Direito Desportivo pela Universitad de Lleida e INEFC Barcelona, na Espanha; Pós-graduado em Direito Desportivo pela Universidade Paulista/Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Gerente de Futsal do S.C. Corinthians Paulista.

Fabio Laudísio

Advogado. Cursou o International Master in Management, Law and Humanities of Sport da FIFA. Trabalhou na organização da Copa do Mundo 2002.

Felipe Legrazie Ezabella

Graduado em 2000 pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) com ênfase em Direito Desportivo, Sócio fundador e diretor do IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Especialista em Administração Esportiva pela FGV/SP.

Filipe Orsolini Pinto de Souza

Mestre em Direito Desportivo Internacional pelo Instituto Superior de Derecho y Economia – ISDE (Espanha), Mestrando em Direito Desportivo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Pós-Graduado em Direito Desportivo pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, Pós-Graduado em Direito Empresarial pela FGV, graduado pela FACAMP – Faculdades de Campinas, Participante do Programa de Negociação da Harvard Law School Executive Education, Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, membro do ISDE Sports Law Alumni e Membro da Association Internationale des Avocats du Football – AIAF. Advogado Sócio de Brocchi e Souza Sociedade de Advogados.

Gustavo Cecílio Vieira de Oliveira

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP em 1999. Especialista em Gestão do Esporte pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, título obtido em 2000. Professor convidado dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão do Esporte pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP, nos anos de 2002 a 2004. Participou do GTE – Grupo de Trabalho Especial do Ministério do Esporte e Turismo do Governo Federal responsável pela elaboração técnica dos projetos que eram origem às Leis 10.671/03 (“Estatuto do Torcedor”) Lei 10.672/03. Membro fundador Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD, fazendo parte, atualmente, de seu Conselho Deliberativo. Autor de artigos em livros e revistas. Idioma: Inglês.

Gustavo Normanton Delbin

Advogado. Mestre em Direito Desportivo pela Universitad de Lleida e INEFC Barcelona, na Espanha; Pós-graduado em Direito Desportivo pela Universidade Paulista/Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; Pós-graduado em Direito e Processo Civil pela ESA/SP; Pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo na ESEF Jundiaí. Especialista em Gestão no Futebol e Compliance no Futebol, pela CBF Academy. Formado também pela Fundação Getúlio Vargas/CIES/FIFA no curso de Gestão, Marketing e Direito no Esporte. Agraciado com a Comenda do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Autor de livros e artigos. Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol. Coordenador da Revista Brasileira de Direito Desportivo.

Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira
Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) nos períodos 2016/2018 & 2019/2021; Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT); Membro Fundador da Rede Governança Brasil (RGB); e Membro da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD); Mestre em Direito Desportivo pela Universitat de Lleida na Espanha; Especialista em Direito Contratual pela Escola Paulista de Direito (EPD); e Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); Coordenador da Revista Brasileira de Direito Desportivo e membro do Conselho da Rivista Italiana di Diritto ed Economia dello Sport; Coordenador da Pós Graduação em Direito Desportivo da ESA/SP; Professor do Master in International Sports Law do ISDE Madrid e do Master in Diritto Sportivo da Università di Roma – La Sapienza.

Luciana Lopes da Costa

Luciana Maria Monteiro de Lima

Formada em Direito pela Universidade Mackenzie, Co-idealizadora e Pós Graduada do 1º Curso em Direito Desportivo no Brasil, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Habilitada para advogar na União Européia, pela OAP – Portugal. Docente na Pós Graduação em Direito Desportivo IBDD-UNIP (SP) e no IBDD-INEJ (RS). Palestrante em cursos sobre direito desportivo e direitos dos deficientes pela OAB-SP. Especialista em Direito do Consumidor, Regulatório pela Universidade de Coimbra. Especialista pela FIA em Empreendedorismo e Terceiro Setor. Cursando MBA em gestão empresarial pela FGV.

Luciano Hostins

Advogado, especialista em doping.

Luiz Felipe Guimarães Santoro

Advogado graduado pela Faculdade de Direito da USP, especializado em Administração Esportiva pela FGV/SP e MBA em Football Industries pela Universidade de Liverpool (Inglaterra). Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (2007-2009 e 2010-2012), titular da cadeira no. 41 da Academia Nacional de Direito Desportivo e membro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo. Patrono do Grupo de Estudos de Direito Desportivo da Faculdade de Direito da USP. Apontado anualmente pela publicação inglesa Chambers & Partners, desde 2012, como destaque no Direito Desportivo nacional e internacional (Sports Law – Band 1). Árbitro do Tribunal Arbitral do Esporte, com sede em Lausanne (Suíça). Professor universitário, autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, destacando-se “Direito do Futebol”, publicado em 2019 pela Ed. Quartier Latin, em coautoria com o Professor Álvaro Melo Filho. Desde agosto de 2019 ocupa o cargo de Diretor Jurídico da CBF.

Milton Jordão
Presidente do Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA). Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). Árbitro Esportivo na Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMA). Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (CAMES-BA). Membro da Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF (2020/2022). Membro da Comissão Especial de Direito dos Jogos Esportivos, Lotéricos e Entretenimento da OAB Nacional. Presidente do STJD do Judô. Auditor do STJD da Ginástica, Futebol Americano e Hipismo.

Mislaine Scarelli
Advogada. Formada em Direito pela Faculdade de Direito de São Calos (FADISC), pós-Graduada em Direito Contratual e Direito Desportivo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) e com certificados em Transformação Digital para Líderes, Gestão de Futebol e Gestão de Futebol. Vice-Presidente de Gestão Corporativa na Federação Paulista de Futebol (FPF), Membro do Conselho de Orientação e Administração da ABAR – Associação Brasileira de Arbitragem, Ex-Procuradora do STJD do Futebol.

 

Thomás Américo Rossi

Advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco – USP, Conferencista em Cursos Nacionais de temas jurídico-desportivos e autor de artigos relacionados à Direito Desportivo publicados no Brasil e Procurador do Município de São Paulo.

Thomaz Mattos de Paiva

Advogado e Auditor do STJD da LNF.

Publicado em: 17.01.2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *