FIFA e Interpol capacitam para combate à manipulação de resultados

Preparar oficiais de integridade que têm a tarefa de estabelecer os fatos e investigar denúncias de manipulação de resultados no mundo do futebol: esse foi o foco do curso de investigação promovido pela FIFA e pela Interpol na sede da UEFA em Nyon (Suíça) de 5 a 8 de maio de 2014.

Abrangente e inovador, o curso de formação foi desenvolvido em resposta aos problemas atuais enfrentados pela comunidade do futebol ao investigar alegações de manipulação de resultados. Ele tem como objetivo capacitar as federações afiliadas à FIFA a realizar inquéritos eficazes e responder de forma coordenada e abrangente a incidentes suspeitos de manipulação de resultados.

Com base na cooperação com a UEFA, o curso foi implementado como um projeto-piloto para o treinamento da rede de agentes de integridade de diversas federações nacionais em toda a Europa.

O curso de formação é um componente fundamental da iniciativa de dez anos estabelecida entre a FIFA e a Interpol em maio de 2011 para desenvolver e implementar um programa de treinamento, educação e prevenção a fim de elevar a conscientização sobre a manipulação de resultados e a corrupção no futebol.

A unidade de Integridade no Esporte da Interpol, em parceria com a Divisão de Segurança da FIFA, desenvolveu um programa multifacetado para ajudar federações, órgãos governamentais, órgãos judiciais e outras partes envolvidas com o desenvolvimento de estratégias coordenadas a combater a manipulação de resultados, integrando as partes interessadas em nível nacional, regional e internacional.

 

Fonte: FIFA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *