A mesa redonda, realizada na última quarta-feira (30/08) contou com a presença do vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, que representou a Corte no evento “Prevenção da Violência no Futebol”, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil –Seção São Paulo (OAB SP) e pleo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD. Advogados, promotores de Justiça, magistrados, dirigentes e torcedores debateram sobre como
tornar os estádios mais seguros.
Entre os palestrantes estava o juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior, do Anexo de Defesa do Torcedor do Juizado Especial Criminal.
“O Tribunal prestigiou não só o evento, mas toda a Advocacia
paulista com a presença do desembargador Ademir”, afirmou o
vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho. “Temos que promover debates e atuar em diversas frentes, tanto no âmbito privado quanto no público”, declarou o presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira.
Ademir de Carvalho Benedito transmitiu as saudações do
presidente da Corte, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e destacou que se trata de “evento muito importante para a sociedade como um todo”. “O esporte é um elemento essencial na formação educativa de um povo e, por isso, precisamos nos debruçar sobre o problema da violência
nos estádios. O esporte contribui na medida em que, finda a disputa esportiva, pode incentivar o entrelaçamento dos rivais e a conciliação de adversidades.”
O juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior compartilhou com os
presentes a experiência à frente do Anexo do Torcedor. Discorreu sobre a legislação específica da área – o Estatuto do Torcedor –, comparou panoramas no exterior, e elencou pontos passíveis de aperfeiçoamento. “Há espaço para avançarmos ainda mais”, declarou.
Também participaram da mesa redonda o promotor de Justiça do Juizado do Torcedor, Paulo Sérgio de Castilho; o presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB SP, Patrick Pavan; o vice-presidente de Segurança e Prevenção de Violência da Federação Paulista de Futebol, Roberto Cicivizzo Junior; o conselheiro estadual efetivo da OAB SP Luiz Flávio
Filizzola D’Urso; o advogado e professor de direito penal da USP, Alamiro Velludo Salvador Neto; demais magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados e acadêmicos de Direito.
Fonte IBDD e Assessoria TJ/SP