Gustavo Lopes Pires de Souza
Muitos são os e-mails recebidos perguntando sobre a existência e divulgação de cursos e/ou eventos ligados ao Direito Desportivo.
O início do mês de novembro trará o mais tradicional evento jus desportivo do país, o Fórum de Direito Desportivo organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e a Associação de Advogados de São Paulo que já está em sua décima edição.
O evento será realizado nos dias 06 e 07 de novembro e contará com a participação de renomados profissionais da área que debaterão temas atuais do Direito Desportivo.
Na quinta-feira, à noite, os direitos televisivos serão debatidos pelo Diretor Jurídico do Flamengo, Dr. André Galdeano, pelo jornalista Marcelo Bechler (Rádio Globo e Sportv) e pelo Mestre em Direito Desportivo e fundador do IBDD, Dr. Luiz Roberto Martins Castro. Os debates serão presididos pelo Diretor Tesoureiro, Dr. Leonardo Andreotti.
Abrindo os trabalhos na sexta pela manhã, a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte e reestruturação do futebol, com a presidência do Dr. Luiz Felipe Santoro, advogado do Corinthians e ex-presidente do IBDD, será debatida pelo Professor Dr. Álvaro Melho Filho (livre docente da UFCE) e pelo Dr. Wladimyr Camargos, Diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Clubes.
Logo após, a Justiça Desportiva terá como debatedores os Drs. Paulo Schmitt, Procurador Geral do STJD da CBF, Ronaldo Piacenti, Vice-Presidente do STJD da CBF, Paulo Salomão, Diretor Geral da Escola Nacional de Justiça Desportiva e Felipe Ezabella, Mestre e Doutor pela USP.
Na sequência, o tema central será o combate ao doping realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) cujos debatedores serão o Secretário Nacional da ABCD, Marco Aurélio Klein e o presidente da Comissão Antidopagem da Confederação Brasileira de Atletismo, o Dr. Thomaz Mattos de Paiva. Os trabalhos serão presididos pelo Presidente do IBDD, Dr. Gustavo Normanton Delbin.
No turno da tarde, o fórum se reiniciará com o foco nas Relações do Trabalho no Desporto. Com a presidência de mesa a cabo do Diretor de Comunicação do IBDD, Dr. Eduardo Berol, o Ministro do TST e presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) Dr, Guilherme Caputo e o Juiz do Trabalho Georges Affonso Miguel discutirão o direito desportivo trabalhista. A confirmar, o advogado do Clube Atlético Mineiro, Dr. Lucas Ottoni, completa o rol de debatedores.
Finalmente, encerrando o evento, a violência nos estádios de futebol será o foco central nos debates sobre o Banimento do Mau Torcedor dos Estádios. Este painel será honradamente presidido por este colunista e terá como debatedores o Promotor do Juizado Especial Criminal de São Paulo, Dr. Paulo Sérgio de Castilho, a Delegada de Polícia, Dra. Margarete Barreto, o Juiz de Direito, Dr. Ulisses Pascolati Jr, o presidente da Torcida Organizada “Dragões da Real”, além do tenente Coronel do 2º Batalhão de Choque da PMSP, José Balestiero Filho, a confirmar.
Além da décima edição do Fórum de Direito Desportivo do IBDD/AASP, no dia 05 de novembro, a Faculdade de Direito de Contagem realizará seu segundo fórum de direito desportivo com a participação dos Drs. Henrique Saliba, advogado do América/MG, Fabiano de Oliveira Costa, Diretor Jurídico do Cruzeiro/MG, Luciano Brustolini, advogado e agente FIFA e Thiago Freitas, agente e representante da Traficc em Minas Gerais. O tema será “Justiça e Novos Investimentos no Futebol.”
As inscrições para o 10º Fórum de Direito Desportivo já estão abertas no site do IBDD (www.ibdd.com.br).
Nos vemos lá!!!