Por doping, brasileiro é suspenso e peruano perde medalha histórica

Nesta quinta-feira, os Jogos Pan-Americanos de Toronto conheceram os dois primeiros casos de doping. O brasileiro Patrick Mendes, da categoria até 105 kg do levantamento de peso, foi suspenso das competições devido ao uso de uma substância proibida pela WADA (Agência Mundial Antidopagem), assim como o peruano Mauricio Fiol, medalhista de prata nos 200m borboleta na última terça.

No caso de Patrick, foi detectado o uso da substância “dehydrochloromethyl testosterone metabolite”, e a Missão Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto recebeu a notificação da punição em primeira mão pela Comissão Médica da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana). O atleta havia conquistado o quarto lugar em sua categoria na quarta, levantando 370 kg no total.

“Lamentamos o ocorrido e aguardamos o julgamento do atleta por parte das instâncias competentes antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira em Toronto reiteram a tolerância zero com o doping no esporte”, afirmou Roberto Nahon, chefe-médico da Missão Brasileira.

Já o caso de Fiol é mais complicado. O nadador tornou-se o primeiro peruano a faturar uma medalha na modalidade, perdendo apenas para o brasileiro Leonardo de Deus nos 200 m borboleta, na última terça-feira. O atleta foi pego com a substância estanzolol, um anabolizante que estimula a síntese proteica e leva ao aumento do apetite e da massa muscular. Por meio de sua conta no Facebook, Mauricio Fiol lamentou o ocorrido e pediu desculpas ao povo peruano.

“Hoje é um dia muito difícil para mim, porque acabo de descobrir que meu exame antidoping deu positivo. Estou muito confuso, já que sempre sou eu quem promovo o jogo limpo, saudável, e faço muito esforço para alcançar minhas metas. Não entendo o que pode ter acontecido. Peço desculpas a todo país, ao meu clube, minha família, meus treinadores e patrocinadores”, publicou o nadador, que foi retirado da lista dos competidores da final dos 100 m borboleta na noite desta quinta.

Com a perda da medalha do peruano, o canadense Zack Chetrat ficará com a prata e o também canadense Alec Page levará o bronze. O ouro foi faturado pelo brasileiro Leonardo de Deus, com direito a recorde pan-americano na prova (1m55s01).

 

Fonte: Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *