STJD e CBF inauguram oficialmente Escola da Justiça Desportiva

Com Workshop na sede da CBF, Escola tratou de temas emergentes da Justiça Desportiva. Evento contou com a presença de presidentes de Federações do Futebol, Diretorias da CBF, advogados e acadêmicos.

A ENAJD (Escola Nacional de Justiça Desportiva) foi inaugurada oficialmente na tarde desta quinta, dia 11 de dezembro, em evento oficial na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O evento contou com a presença dos Ministros do STJ, Luis Felipe Salomão e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, além do Diretor da ENAJD, Paulo Salomão Filho e do Presidente do STJD, Caio Cesar Rocha, que abriram o ciclo de palestras com o debate Justiça Desportiva VS Justiça Comum.

O workshop, denominado JOGO LIMPO ainda abordou temas específicos e emergentes da Justiça Desportiva como as novas regras do Doping, as mudanças no Regulamento Geral das Competições para o ano de 2015, Arbitragem Brasileira e o Combate à manipulação de Resultados, procedimentos disciplinares e sanções. Para o Diretor da ENAJD, apesar de já terem sido realizados algumas palestras itinerantes pelo Brasil, o evento foi importante para confirmar o interesse e crescimento do Direito Desportivo no país.

“A Escola era um desejo antigo e que felizmente no segundo semestre deste ano pudemos implementar. Essa é uma conquista para o cenário jurídico desportivo nacional e uma excelente oportunidade para os que têm interesse pela busca do conhecimento na área. Esse evento pode confirmar o aumento do segmento no Direito e temos a certeza que no ano de 2015 a ENAJD terá ainda mais sucesso, pois estamos direcionando os próximos temas de palestras de acordo com o interesse e sugestões dos participantes”, disse Paulo Salomão Filho.

Além dos Ministros, os convidados contaram com palestras do Presidente de Controle de Doping da CBF, Dr. Fernando Solera, Manoel Flores da Diretoria de Competições da CBF; Sérgio Corrêa, Presidente da Comissão de Arbitragem, Paulo Schmitt, Procurador-Geral do STJD e Vice-Diretor da ENAJD e Luciano Hostins, Procurador do STJD.

Na platéia presidentes de Federações do Futebol, Diretorias da CBF, advogados e acadêmicos de direito prestigiaram o evento.

Criada através do Superior Tribunal de Justiça Desportiva e da CBF, a Escola visa estudar os valores contidos nos códigos disciplinares, além de capacitar acadêmicos e profissionais, das áreas de Educação Física e Direito para atuação em tribunais desportivos através de cursos e workshops, além de elaborar estudos.

 

Fonte: STJD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *